03/10/2011

Yhonara Freire (PT) vence a eleição suplementar em Ourolândia


Aconteceu neste domingo, 2, eleição suplementar na cidade de Ourolândia, distante cerca de 60 km de Jacobina e a vencedora foi a candidata petista Yhonara Freire (PT) que derrotou o presidente da Câmara, Cícero Oliveira, que vinha dirigindo o município desde quando o prefeito eleito no pleito de 2008 Antonio Araújo e seu vice José Neitom foram afastados pela justiça, em novembro de 2010, por condenação em crimes de gasto e arrecadação ilícitos de recursos.

Os ex-gestores também são acusados de oferecer carro-pipa para a distribuição de água a eleitores, além de fazer o calçamento de áreas próximas às suas residências. Entre os crimes está também a doação de imóvel para uma associação.

A petista obteve 4.684 votos,que representa 52,11% dos votos válidos, enquanto seu concorrente teve 4.305 votos,correspondente a 45% dos votos válidos.

Com mais de trezentos votos de frente, a petista conquistou o direito de administrar o município até dezembro de 2012.

Além da sede, Yhonara Freire ganhou nos principais redutos eleitorais do município, a exemplo de Lagoa do 33, Baixas, Casa Nova, Alagadiço, Catarina, enquanto seu adversário foi melhor nos povoados de Aurora e Alazão.

As duas coligações já haviam registrado candidatos para a eleição de 5 de junho deste ano, adiada cinco dias antes de sua realização por decisão liminar do Tribunal Superior Eleitoral.

Segundo a Justiça Eleitoral, a posse da nova prefeita acontecerá no dia 17 de Dezembro, o atual prefeito que foi derrotado por Yhonara deverá retornar ao seu cargo de presidente da Câmara.

Mais uma filha do Município de Ichu se elege prefeita fora de sua cidade.

Com a vitória de Yhonara Rocha de Almeida,a cidade de Ichu, com uma população inferior a 13 mil habitantes e localizado no território do sisal, vem se destacando com o “maior exportador” de políticos para outros municípios, ou seja, pessoas que nasceram na comunidade, passaram suas vidas por lá, saíram depois para trabalhar ou morar por alguns motivos ou mesmo, “herdaram” esta vocação, como é o caso da nova prefeita de Ourolândia.

Lideranças de Ichu que conquistaram importantes cargos políticos fora do seu municipio: Paulo Sérgio Brandão, que exerceu o cargo de vice-prefeito no período 2004/2008 e atualmente exerce o mandato de prefeito de Queimadas, Antonio Cedraz, popularmente conhecido por Capeta, foi vice-prefeito por oito anos de Mairi e há 03 anos está no mandato de prefeito, tendo um sobrinho, Roque Cedraz, como vereador. Ainda em Mairi, Deraldo Cedraz, irmão de Capeta foi prefeito por 03 mandatos,se consagrando como maior líder político do município.

Atual vereador pelo município de Jacobina, Hildebrando Cedraz, foi também vice-prefeito por oito anos e seu pai, já falecido, Raimundo Cedraz, disputou uma eleição para prefeito, perdendo por poucos votos.

O mesmo aconteceu com Alda Almeida, que por diferença mínima de votos, perdeu uma eleição para prefeita de Canavieiras.

As senhoras Valdice Ferreira, foi prefeita de Milagres e Juranil Cedraz, vereadora por Cansanção, assumiu a prefeitura durante um período que o prefeito da época foi afastado.

Confirmando a vocação política dos inchuenses, João José de Oliveira e Gerson Carneiro, ex-prefeitos de Valente, Mário Almeida, ex-prefeito de Santa Bárbara e Tadeu Cordeiro, ex-prefeito de Candeal, são casados com mulheres naturais de Ichu.

Uma marca da história e que tem projetado o município, foram os mandatos do ex-deputado federal, hoje Ministro do Tribunal de Contas União, Aroldo Cedraz, neto do primeiro prefeito de Ichu, Hildebrando Cedraz, conhecido como saudoso Pequeno Cifras.

Esse “vírus” é tão forte que Walfredo Carneiro de Matos, também falecido, exerceu a função por muitos anos de gerente do antigo BANEB, agência da cidade, deixou o banco e foi prefeito de Riachão por dois mandatos.

A mais nova ichuense que vai dirigir Ourolândia é sobrinha do atual prefeito Carlos Santiago. Santiago antes mesmo de acontecer a eleição ja dava como certa a vitória de Yhonara.


Por: Valdemí de Assis fotos: blog Dignow e Raimundo Mascarenhas 

0 comentários:

Postar um comentário