• VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
  • VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
  • VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
  • VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....
  • VÁ PARA O BLOGGER EDITAR HTML E ENCONTRAR ESTE TEXTO E SUBSTITUIR PELA SUA DESCRIÇÃO DO POST EM DESTAQUE.....

30 de março de 2013

Milton Gonzaga lança mais uma edição do Jornal Gazeta Popular em Paraíso


O grande radialista Temístocles Gonzaga Lapa conhecido popularmente por Milton Gonzaga acaba de lançar mais uma edição do jornal Gazeta Popular que tem circulação mensal e é distribuído de forma gratuita do Paraíso para as cidades de Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Caém, Serrolândia, Saúde, Quixabeira, Capim Grosso e na capital Salvador na UPB (União do Prefeitos da Bahia). 

É de suma importância a distribuição deste jornal que leva o nome da comunidade do Paraíso para as mais importantes cidades da Bahia, além de estimular o ato da boa leitura. 

Para adquirir o jornal ou anunciar basta ligar (74) 3624 8137.


Paraíso Urgente.




29 de março de 2013

ESF e CRAS realizam atividades para o público feminino em Paraíso




Durante o mês de março em comemoração ao dia da mulher a Estratégia de Saúde da Família do Paraíso em parceira com o CRAS realizaram duas atividades voltadas para o público feminino. 


Na primeira atividade, em reunião com as manicures do Paraíso, foi discutido Hepatites Virais e o biossegurança, pela Enfermeira da ESF e pela Coordenadora do CRAS do Junco e Paraíso. Dando oportunidade para um espaço de discussão, acerca dos riscos que essas profissionais estão expostas diariamente e quais medidas são necessárias para se ter um trabalho seguro para profissional e cliente. 

Ao final, as participantes ganharam kits individuais de manicure, como forma de estimular o uso na prática diária e foi oferecido vacinação para Hepatite B para as manicures não imunizadas. 




O segundo dia de atividade foi uma festa, participaram as profissionais Ildeni (Assistente social), Gislene (Educadora), Larissa (Dentista) e Ivanna (Enfermeira). O tema central foi autoestima e autocuidado, foram trabalhados também os cuidados com os dentes, autoexame das mamas e a importância do exame preventivo do câncer do colo do útero. Foram sorteados brindes e duas sortudas ganharam um dia de beleza doado por uma cabeleireira local. 

A realização destas e outras atividades por meio do ESF e do CRAS é de suma importância pois a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem em nossa comunidade.



Fotos e Redação: Ivanna Anastácio




Morte do Tenente Marcos José é investigada pela polícia



A morte do Tenente Marcos José, ocorrida ontem a tarde em Capim Grosso, é alvo de uma minuciosa investigação por parte das Polícias Militar e Civil da região. O corpo do Tenente chegou ao IML de Jacobina por volta das 21h45 desta quinta, e era aguardado por amigos e companheiros de farda. A perícia apontou que o tenente foi morto a tiros de pistola 9MM e revólver calibre 38. Ele foi atingido por cerca de oito disparos. O circuito interno do posto de combustível onde o tenente foi emboscado gravou toda a ação dos criminosos e ajudará nas investigações.


As imagens mostram que, após abastecer seu veículo, um FORD ECOSPORT prata, PP QWR 1219, o tenente se dirigiu ao balcão para passar o cartão. A todo momento ele se mostrou alerta ao que ocorria no local, mas no instante em que ele deu as costas ao pátio para realizar o pagamento, os dois assassinos chegaram em uma moto de dados não anotados. Os dois estavam com capacete, mas sem viseira. 

Eles desceram tranquilamente e um dos homicidas teve tempo de chegar por trás do oficial, puxar a arma da cintura, mirar há mais ou menos quatro metros de distância dele e atirar a traição em sua cabeça. O tenente foi ao chão e em seguida os dois atiradores de aproximaram dele e efetuaram de forma fria vários disparos contra o oficial. Em seguida apontaram para o veículo, onde estava a namorada do tenente, mas ela saiu do carro e conseguiu fugir. Em seguida os atiradores subiram na moto de empreenderam fuga.

Marcos José de Souza, 43 anos, ingressou nos quadros da Polícia Militar em 1990. Nascido em Alagoinhas, interior da Bahia, era considerado um excelente policial, com perfil destemido e operante. Estava há cerca de 2 anos no comando do 5º Pelotão, que responde pelos municípios de Capim Grosso, São José, Mairi, Quixabeira, Roça e Gavião, e também respondia pelo policiamento do Povoado do Junco, município do Junco. 

Em nota, a PM diz que o tenente "se destacava pela dedicação profissional e pelo bom relacionamento com os colegas de profissão". Policiais fazem buscas na região aos criminosos.

O corpo do oficial foi liberado do IML de Jacobina durante a madrugada e seguiu para Capim Grosso, para ser velado. Em seguida seguirá para Alagoinhas, sua terra natal.



Fonte/Reprodução: Bahia Acontece



Capim Grosso: Comandante do 5º Pelotão da PM é assassinado


Foi assassinado nesta quinta-feira (28), aproximadamente às 17h15min, na localidade do Km 2 da BR-407, em um Posto de Combustível, o comandante do 5º Pelotão da PM de Capim Grosso, Ten. Marcos José, de 44 anos.

Segundo informações de populares o militar que estava na companhia da namorada, chegou a bordo do veículo Ford Ecosport de placa QWR 1219, licença de Salvador e parou no posto de combustível para abastecer o carro, em seguida quando se dirigia ao caixa para efetuar o pagamento após o veículo ter sido abastecido, foi abordado por dois homens em uma motocicleta modelo Fan 150, que chegaram atirando contra o corpo do militar, vários projéteis atingiram o corpo do tenente, sendo que dois deles atingiram a cabeça da vítima, que não teve nenhuma chance de reação.


Marcos José morreu no local do crime, a namorada do mesmo não sofreu nenhum tipo de ferimento.

As polícias Militar, Civil e a PRF estiveram presentes isolando a área e tomando as devidas providências que o fato exige, de imediato as diligências começaram no intuito de identificar e localizar os assassinos, as câmaras de segurança instaladas no estabelecimento poderão ajudar na identificação dos criminosos.

A Polícia Técnica de Jacobina esteve no local realizando o levantamento cadavérico e transportando o corpo para o IML do citado município, onde após os procedimentos de praxe será liberado para sepultamento.

Varias pessoas estiveram presentes ao KM 2 para observar se era realmente verdade o ocorrido.

O Ten. Marcos José estava a mais de dois anos no comando da 5º batalhão, se destacou no combate a marginalidade e ao tráfico de drogas na região, como também disciplinou o trânsito de motocicletas e veículos na cidade.



Com informações: Jorge Quixabeira




Pedro Tavares pede ao Governo do Estado prioridade no combate à seca



O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) fez um apelo em plenário para que o Governo do Estado dê prioridade para minimizar o sofrimento do sertanejo, causado pela escassez de água. Em discurso, o parlamentar destacou a falta de intervenção do Estado com o propósito de amenizar os problemas causados pela seca, considerada a pior nos últimos 50 anos. “Em mais um fim de semana viajando por esse interior da Bahia, eu vi a produção quase que toda perdida, o rebanho dizimado, a economia se acabando nas cidades, vi o desemprego, eu vi o sofrimento do povo baiano e principalmente do povo sertanejo”, pontuou Pedro Tavares.

O parlamentar ressaltou ainda com tristeza o balanço de prejuízos causados pela seca no semiárido, divulgado pela Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), atestando que a produção de feijão, milho e mandioca tiveram quase perda total. “Será que a prioridade do governo é gastar 144 milhões de reais com propaganda, em vez de investir em ações de combate à seca?”, questionou Tavares.

Conforme dados publicados na edição desta quarta-feira do jornal A Tarde, o prejuízo na pecuária leiteira que no último balanço foi de 60%, subiu para 70%, as perdas do gado subiram de 600 mil cabeças para 1 milhão. A região do semiárido é responsável pela produção de 40% do leite produzido no Estado, 60% do feijão e 40% da mandioca.

Ainda de acordo com a matéria, a redução na produção tem provocado o êxodo rural. Conforme o deputado é de extrema importância que o governo tenha como principal ação impedir que centenas de famílias abandonem suas terras por se sentirem impotentes para enfrentar o problema. “A prioridade agora é amenizar os prejuízos. Entendo que neste momento é necessário agir rapidamente e tentar diminuir o sofrimento do povo do sertão”, concluiu o parlamentar.



23 de março de 2013

Homem espanca companheira até a morte na cidade de Jacobina

marginal

Na noite de quinta-feira (21), por volta das 19h, a dona de casa Isabel Cristina Silva dos Santos, 36 anos, foi morta brutalmente pelo marido no povoado de Cafelândia no município de Jacobina. Segundo a Polícia Militar, Isabel Cristina foi agredida pelo companheiro Mauro Wilson Olinda Barbosa, 42 anos, conhecido como “Negão da Vila Feliz”, que utilizou a coronha de uma espingarda bate-bucha para assassinar a mulher, atingindo a vítima com vários golpes na cabeça, deixando seu rosto completamente desfigurado.

vitima

Isabel Cristina (foto*) ainda chegou a ser atendida no pronto socorro, mas não resistiu aos ferimentos. O acusado também agrediu o filho da vítima, um garoto de iniciais B.S.O., 12 anos, que foi atendido no Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, sendo liberado em seguida, sendo entregue ao Conselho Tutelar.

Segundo a polícia, Mauro Wilson havia teria tentado estuprar as suas duas enteadas, uma de 13 e outra 11 anos, e quando a mãe das adolescente quis impedir, o criminoso se apossou de uma espingarda de fabricação caseira, disparando contra a vítima que consegui escapar do tiro.

De acordo com o boletim policial, não satisfeito, Mauro Wilson começou a espancar a sua companheira com a coronha da espingarda, deixando a vítima com o rosto desfigurado, o que resultou na sua morte horas depois de dar entrada no pronto socorro do Hospital Teixeira Sobrinho.

O acusado foi preso em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar quado tentava se esconder num matagal que fica nos fundos da residência onde aconteceu o crime. Ele se encontro detido no Complexo Policial de Jacobina.


Informações e Fotos: Notícia Livre do Radialista João Batista




20 de março de 2013

Prefeituras de Jacobina e Caém iniciam recuperação da estrada Paraíso/Gonçalo


Os prefeitos Dr. Rui Macedo e Arnaldo Oliveira, respectivamente de Jacobina e Caém, se encontraram hoje, dia 20 de março, pela manhã, para ordenar o início das obras de recuperação da estrada que liga as localidades de Paraíso e Gonçalo, dois dos maiores povoados dos dois municípios.


A recuperação é demanda antiga dos moradores dos dois lugares. No consórcio, a prefeitura municipal de Jacobina entra com os equipamentos e maioria das máquinas necessárias; a prefeitura de Caém cede uma Patrol e um carro-pipa.

O trecho para recuperação é de 14 quilômetros. Marcaram presença também, os vice-prefeitos e vereadores das duas cidades.

Por Angel Rosa ASSCOM/PMJ.



17 de março de 2013

Bandido morre em explosão para assaltar banco


Um assalto ao Banco do Brasil de Malhada, a 899 km de Salvador, terminou com a morte de um dos assaltantes nesta sexta-feira (15). O grupo formado por seis pessoas invadiu a agência na madrugada e usou dinamite para explodir caixas eletrônicos. 

Dois criminosos ficaram feridos com a explosão – um deles morreu no município de Serra do Ramalho e o outro está internado. Os demais integrantes da quadrilha fugiram em um Gol preto e são procurados na região. Na agência, policiais encontraram R$ 26 mil que foram abandonados pelo grupo.


Fonte/Reprodução: Correio




Torre de celular em Lages do Batata é montada restando apenas o sinal


A torre de telefonia móvel do Povoado de Lages do Batata, município de Jacobina, já está instalada faltando apenas o sinal para que a população possa usufruir deste serviço, um antigo anseio da comunidade. A operadora que administrará o serviço será a OI. A previsão é que esteja em pleno funcionamento a partir de maio.

Há cerca de dois meses foi instalado o sinal de celular da localidade do Junco, e está previsto para os próximos meses o sinal do Paraíso que deve ser operado pela Vivo.


Fonte: Blitz Total da Jacobina FM




TCM multa ex-prefeita por irregularidades em pagamentos de plantões no HATS


Em sua sessão de quinta-feira, 14, o Pleno do Tribunal de Contas dos Municípios votou pelo conhecimento da denúncia formulada contra a ex-prefeita de Jacobina, Valdice Castro Vieira da Silva, em face de irregularidades cometidas nos exercícios de 2011 e 2012. O relator do parecer, Conselheiro Raimundo Moreira, imputou multa de R$ 1.500,00 à gestora, que ainda pode recorrer da decisão.

A referida denúncia foi feita pela Conselheira Municipal de Saúde, Maria José dos Santos Ferreira, solicitando apuração de indício de irregularidade contra a prefeita, em em face do índice elevado de plantões no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho quando em visita àquele estabelecimento constatou a presença de um médico de plantão, quando muito dois, apenas, enquanto, no mês de outubro, novembro e dezembro de 2011, foram pagos 116, 105 e 113 plantões e em janeiro, fevereiro e março de 2012, 178, 130 e 98 plantões, respectivamente.

Ressalte-se que não ficou satisfatoriamente comprovada a irregularidade apontada na denúncia em exame, até porque os plantões pagos pela Prefeitura de Jacobina referem-se a diversas especialidades médicas, não se vislumbrando ofensa aos princípios constitucionais da moralidade, eficiência, economicidade e razoabilidade das despesas, porquanto não carreou aos autos a delatora quaisquer documentos que possam comprovar a ausência de prestação dos plantões médicos no hospital e pagos pela municipalidade, uma vez que, segundo se apura do exame das respectivas escalas, o número de plantões varia de acordo com a especialidade dos profissionais.

Contudo, se de um lado a denunciante não apresentou a comprovação das irregularidades apontadas, por outro lado não logrou a gestora desconstituir as delações formuladas mediante a apresentação de documentos hábeis como registro mecânico ou eletrônico de ponto ou anotação de presença em livro próprio, relativamente aos médicos escalados para prestação de plantões no Hospital antes referido, afim de comprovar a sua efetiva frequência.


Fonte/Reprodução: Bocão News




Absurdo: Prefeitura pagava conta de celular do ex-prefeito


O prefeito municipal de Jacobina, Dr. Rui Rei Matos Macedo, em entrevista, hoje, à radio Jaraguar AM, afirmou que a prefeitura identificou uma linha telefônica de celular usada até hoje pelo ex-prefeito Leopoldo Passos e paga pelo município.

“São enormes os absurdos”, diz Dr. Rui. “A cada dia ficamos de queixo caído com tanto desmando na administração anterior.” Dr. Rui Macedo acrescentou que a prefeitura tomará as medidas cabíveis para ressarcimento ao povo de Jacobina.

O número do telefone seria 8837 final 26. A reportagem do site bahiawebnoticias ligou para o mesmo mas deu caixa de mensagem.

Doutor Rui acrescentou que a administração anterior era useira e vezeira do hábito de misturar o público e o privado, “e este uso indevido da linha telefônica é mais um exemplo desta mistura indigesta”, afirmou.


Fonte/Reprodução: Bahia Web Notícias




Jacobina: Rui Macedo é eleito presidente da Associação de Prefeitos do Piemonte



O prefeito de Jacobina Dr. Rui Rei Matos Macedo, nesta última sexta-feira, 15, foi eleito presidente da AMPC (Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada), a votação foi por aclamação. Jacobina é a cidade polo da macroregião, daí a escolha do nome de Rui.

A chapa foi única e constituída da seguinte forma: Presidente Dr Rui Rei Matos Macedo, Vice-presidente Dirceu Mendes, 1ª Secretária Yonara Freire, 2ª Secretária Mirian Bruno, 1º Tesoureiro Arnaldinho, 2º Tesoureiro Nadson, Conselho Fiscal, Dion Avelino, Gildo Mota e Ivan Cedraz.

Participaram do processo de aclamação o prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes Ribeiro, Caém, Arnaldo de Oliveira Filho, Umburanas Mirian Bruno da Silva, Ourolândia Yonara Rocha de Almeida Freire, Várzea Nova, Dion Avelino, Caldeirão Grande, Netinho, Serrolândia, Gildo Mota, Várzea do Poço, Paulo José Ferreira, Várzea da Roça, Edemilton dos Santos Rios, Miguel Calmon, Nadson Roberto Sampaio Souza, Piritiba, Ivan Silva Cedraz e Jacobina, Dr. Rui Macedo.

“A eleição foi bastante positiva e produtiva, pois debatemos temas que irão beneficiar a região com iniciativa e união dos associados. Está claro que a associação é uma entidade de todos os prefeitos e não limitaremos território, ou seja, todos os municípios da região deverão participar da AMPC, pois a luta é de todos e devemos fortalecer o associativismo em prol da população.” Encerra o presidente, Rui Rei Matos Macedo.

Foram discutidas ações sobre a estruturação do espaço físico da AMPC, alterações do estatuto, repasses dos municípios, seca que assola a região do Piemonte, infraestrutura, saúde pública, instalação do circuito do forró, assessorias aos municípios, cursos promovidos pela AMPC, consultorias dos profissionais da UPB e outras ações para fortalecer a região.


ASSECOM/AMPC






← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Início