29/08/2011

Serrolândia – Ato político marcou filiação do prefeito Gildo Mota ao PCdoB

Um prestigiado ato político marcou a filiação do prefeito de Serrolândia Gildo Mota Bispo e dos vereadores João Wilson Santos Novais e Sidney Menezes Cedraz ao PCdoB. “O evento expressa, mais uma vez, o crescimento e fortalecimento do Partido no Interior do Estado”, falou o deputado Daniel Almeida, presidente do PCdoB na Bahia.



A reunião política realizada na noite de sábado (27), no CRESS Clube, na cidade de Serrolândia, marcou a filiação de várias lideranças do município ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), dentre eles, dois ex-prefeitos, o atual prefeito Gildo Mota Bispo e os vereadores João Wilson Santos Novais e Sidney Menezes Cedraz.

Gildo Mota falou em seu pronunciamento que estava deixando o PSB, que o fez prefeito, com um “aperto no coração” e que crescia 25 pontos, ou seja, deixava de ser 40, código eleitoral do PSB e passava a ser 65 código do PCdoB.


Atualmente a comissão provisória do partido é presidida por Laerte Ferreira, que será substituído por Gildo, sendo Laerte, agora o secretário geral.

Ao finalizar, Mota convocou as pessoas para lhe acompanhar na opção partidária, pois gostaria de vê o PCdoB forte, a exemplo do PSB. Ele também, destacou a importância do trabalho parlamentar que o deputado Daniel Almeida vem realizando no município com emendas parlamentares e com a captação de recursos para construção de obras que estão melhorando a vida do povo.

O deputado Daniel Almeida, disse ao CN na reunião, que estava muito emocionado, pois, aquele ato, embora fosse simbólico, era bastante significativo.


Histórico de Daniel Almeida

Experiente político, filiado ao PCdoB em 1981, ainda na clandestinidade, Daniel foi vereador de Salvador por 04 mandatos e está no terceiro mandato como deputado federal. Durante o ato, Daniel lembrou um pouco dessa história, inclusive das lutas operárias no polo petroquímico de Camaçari, onde trabalhou numa fábrica têxtil. “Somos comunistas, pois queremos algo comum para todos”, afirmou o parlamentar.

Segundo Daniel, o município de Serrolândia vive uma nova era de um projeto encabeçado por Gildo, que é gente do povo. “A prática vale mais que palavras e esta é a realidade atual de Serrolândia; Gildo é referencia de renovação”, disse Almeida.

Daniel defendeu ainda, as políticas públicas como prioridade para uma sociedade, e saudou em nome do ex-prefeito Benezinho, os novos filiados, lembrando que esse exerceu a atividade sindical no Movimento dos Trabalhadores Rurais, numa época de muita dificuldade e repressão, chegando à Prefeitura no período de 1988 a 1982 como o primeiro presidente de Sindicato dos Trabalhadores Rurais a ocupar esta função na Bahia.

Presença dos socialistas


Numa demonstração de bom relacionamento, o evento teve também a participação dos socialistas. O vereador e presidente do PSB, Ademilson Araújo Oliveira, disse que aquele ato entraria para a história e que estariam caminhando juntos na construção do projeto de mudança do município. Ele comunicou à plateia que o vereador Gidevaldo Santos Lima, que deixou o PTB, estava se filiando ao PSB.

Para a vereadora Eliene de Oliveira Lima Souza (PSB), o momento foi de concretização do processo de democracia e que será importante a união das duas legendas.

Já o vereador João Wilson trocou o socialismo pelo comunismo e disse ao CN que este já era um desejo seu, por conta da afinidade que tem com os movimentos ligados à categoria de trabalhadores rurais, uma marca do PCdoB: “Construir aliança para trazer sucesso”, disse Wilson.

A vereadora pelo PT, Jucicleide Santos Moreira, a única representante petista na Câmara de Serrolândia, falou sobre a presença do PSB e do PCdoB, juntamente com o PT, na transformação do Brasil. “Eu acredito na transformação deste país e do nosso município, e o PCdoB, veio para somar”, defendeu Jucicleide.

Presença de cinco prefeitos e um deputado estadual


Da esquerda para a direita: advogado Vilas Boas, Almeida pref. de São José, Daniel Almeida, Gildo Mota, Manoel Santos pref. de Nova Fátima, Caca pref. de Miguel Calmon, deputado Álvaro Gomes, Bôbô, Paulo José pref. de Várzea Nova e Claudinei Novato prefeito de Capela do A. Alegre,

Prestigiaram o evento, os prefeitos de Nova Fátima, Manoel dos Santos (PT), de Várzea do Poço, Paulo José Ferreira (PSDB), Miguel Calmon, José Ricardo Leão, “Caca” (PR), São José do Jacuípe, Antônio Roquides Vilas Boas Almeida (PRP) e de Capela do Alto Alegre, Claudinei Xavier Novato, (PCdoB), além do deputado estadual, Álvaro Gomes.

O prefeito de Capela do Alto Alegre, Dr. Nei, como é conhecido, falou sobre os desafios que os gestores municipais enfrentam, pois têm que provarem que são honestos e neste ponto é necessário buscar suporte partidário para vencer estas dificuldades. “Foi o que aconteceu conosco em Capela, nós avançamos e avançamos muito, e para isto buscamos a orientação comunista que trata do bem comum e da importância de investir nas pessoas”, enfatizou Nei.

O deputado estadual Álvaro Gomes, lembrou que foram eleitos em 2008, o total de 18 prefeitos pelo PCdoB. “Embora em 2004, não elegemos nenhum, 2008 mostra um crescimento do partido, que já estar trabalhando 100 pré-candidaturas para 2014. Somos o partido mais antigo do país e ao mesmo tempo, mais jovem nos ideais e nas ideias”, disse o parlamentar.

O deputado demonstrou ainda, o desejo de compor a chapa majoritária em 2014. “Nós queremos participar da chapa majoritária em 2014, estamos trabalhando para isto e vamos estar dentro da discursão deste cenário”, afirmou Gomes, ao mesmo tempo em que lembrava que havia comunistas fora do partido pela falsa imagem criada do partido ao longo da história, explicava que hoje o momento é outro, pois, “todos estão vendo os verdadeiros ideais do PCdoB, que são, os de lutar pelo bem estar de todos”, concluiu.

Fortalecimento do partido


O superintende da SUDESB, Raimundo Nonato, “Bóbó”, que se filiou ao PCdoB no inicio de abril, num grande ato político em Salvador, com a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva, também comunista, retornou a Serrolândia, após 90 dias e deu as boas vindas aos novos filiados.

“Foram três anos de namoro, mas deu certo e hoje sou comunista e neste partido as pessoas são bem tratadas. No PCdoB, todos são iguais e não há diferença entre os militantes”, falou Bóbó.

Ao CN, Bôbô disse que sentia honrado em fazer parte deste time (PCdoB), formado por gente séria e comprometida, negando já estar em pré-campanha para o parlamento em 2014: “Por isso, estou convencido que esta foi a melhor decisão que tomei na minha vida”, concluiu o comunista.

Como gestor da SUDESB, Bóbó disse que já estava trabalhando em quatro dos cincos municípios representados no evento. Por “coincidência”, a SUDESB ainda não está atuando em Capela do Alto Alegre, onde o prefeito é do PCdoB. Sobre Serrolândia, esse disse à plateia que deverá voltar ao município nos próximos noventa dias para autorizar a construção de uma quadra poliesportiva coberta, uma reinvindicação do prefeito Gildo Mota, através do deputado Daniel Almeida.

Novos filiados do PCdoB em Jacobina

Na manhã de domingo (28), o deputado Daniel Almeida participou de mais um ato de filiação. Ele esteve na cidade de Jacobina e abonou a ficha de filiação do ex-secretário de Obras e Serviços Públicos, José Amim Hassam, que manifestou desejo de ser candidato a prefeito pela legenda.

Zé Amim foi vice-presidente do PMDB de Jacobina e já disputou duas eleições. Em 1994, foi candidato a deputado federal e 1996, saiu como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela ex-deputada Íris Gomes.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Stúdio Mendes

0 comentários:

Postar um comentário