Lula será Doutor pela UFBA


Na próxima terça-feira, dia 20 de setembro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Salvador para um evento diferente: receberá o título de Doutor Honoris causa da Universidade Federal da Bahia. 

A decisão, por unanimidade de votos, partiu do Conselho Universitário da instituição que, acatando o pedido da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, decidiu pela outorga do título em 30 de outubro de 2002. A cerimônia, sob presidência da atual reitora Dora Leal Rosa, está marcada para começar às 11h, no Salão Nobre da Reitoria, centro de Salvador. 

Na ocasião também será concedido o título de Professor Emérito, post mortem, da UFBA, a Pierre Verger. 

Em março de 2011, Lula recebeu o mesmo título da Universidade de Coimbra, em Portugal. À época, a comissão destacou as relevantes mudanças trazidas pela gestão do então presidente em prol do desenvolvimento econômico e social. O primeiro título foi concedido em janeiro pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. 

O título por causa de honra

O título de Honoris causa (do Latim "por causa de honra") é concedido por universidades para pessoas eminentes da sociedade. Elas não precisam necessariamente possuir diploma universitário. Basta apenas terem se destacado em determinada área e ser reconhecido por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que ultrapassem as esferas familiares, pessoais ou institucionais.

Fonte/Reprodução: ibahia

Postar um comentário

0 Comentários