Jacobina: Parque da Macaqueira, Violência, Descaso e Abandono

Foto:  Erickson Batista de Oliveira


Na manhã de hoje (17-11) o Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento - PEAMSS, realizava oficina de fotografia com aula prática no Parque Municipal Nilson Vallois Coutinho, mais conhecido como Parque da Macaqueira. Esta Unidade de Conservação (UC) quando criada, foi idealizada para o desenvolvimento de atividades recreativas, educativas, científicas, ecoturísticas, entre outras, mas, mais uma vez foi cenário de terror e violência. O grupo que participava da aula prática foi tomado de assalto por um meliante encapuzado, armado com pistola e uma faca, roubando diversos pertences, entre eles: máquinas fotográficas, aparelhos celulares, jóias, e quantia em dinheiro estimada em R$ 200,00 (duzentos reais).

Criado através de lei municipal, o Parque Municipal Nilson Vallois Coutinho, vinculado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, teria como obrigação no prazo máximo de 05 anos a implantação do seu plano de manejo, artifício este, que garante seu funcionamento, dotando-o de infra-estrutura e regras necessárias para o seu objetivo.

Passados quase 10 (dez) anos, pouco foi feito para a concretização de sua finalidade maior, ou seja, garantir aos cidadãos jacobinenses um espaço rico em água, fauna e flora que lhe é peculiar. Esperamos que com a conferência municpal do meio ambiente, gestores e cidadãos em geral se compadeçam com o descaso e o abandono em que se encontra esse patrimônio ecológico, não só de Jacobina, mas de todo o mundo.

Nós da ASPAFF CHAPADA NORTE, envergonhados, pedimos desculpas aos membros e participantes do PEAMSS pela fatalidade, acreditando em dias melhores para a efetivação de um Parque Ecológico de "Verdade".


 Fonte: ASPAFF CHAPADA NORTE

Postar um comentário

0 Comentários