Sócrates deu sua parcela de contribuição em Conceição do Coité

Sócrates morreu na madrugada deste domingo,4. Ele que sofria de cirrose em decorrência do alcoolismo.

Esta foto foi registrada na passagem do ex-atleta
 pelo povoado de Almas em Conceição do Coite

Neste mês de dezembro completam exatos, seis anos que a Caravana do Esporte ESPN Brasil numa parceria com o UNICEF esteve em Conceição do Coité,na delegação grandes nomes do esporte nacional percorreram várias cidades brasileiras, dentre elas Conceição do Coité.Na comitiva estava o ex- jogador do Corinthians e seleção brasileira doutor Socrates, aquele mesmo que ganhou fama com o talento de criar jogadas de calcanhar.Foram três dias na cidade, de acompanhamento no desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes no ginásio de esportes e escolas municipais.

No primeiro ano do projeto, em 2005, foram atendidas 9 mil crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, alunos da rede pública de ensino, e 1.300 professores. Os municípios atendidos foram Alcântara (MA), Soure (PA), Caarapó (MS), Boa Vista do Ramos (AM), Curaçá-BA, Formosa (GO), Palmeira dos Índios (AL), Santarém-PA, Caracol (PI) e Conceição do Coité (BA).

O projeto continua, até o mês de outubro, sem Sócrates, ja que o mesmo vinha a mais de seis meses, fazendo tratamento de saúde, a Caravana do Esporte passou pelas cidades de: Cruz (CE) , São Paulo (SP) , Catolé do Rocha (PB), Trancoso (BA), Rio de Janeiro (RJ), Assaré (CE), Piatã (BA), Peixe (TO), Viçosa do Ceará (CE), prestando atendimento a 24.800 crianças e adolescente, e 1.280 professores.

A Caravana é fruto da aliança entre 3 instituições:

A ESPN Brasil – um canal de TV por assinatura que acredita e trabalha pela educação e inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte para todos. Proporciona visibilidade no impacto do esporte educacional nas comunidades visitadas, bem como dá voz para que elas expressem seus anseios e possibilidades. Além disso, promove a mobilização de atletas e ex-atletas na causa social e pela questão da criança e do adolescente no Brasil;

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), cuja principal missão é assegurar que cada criança e adolescente tenha seus direitos fundamentais integralmente cumpridos, respeitados e protegidos. Atua no Brasil desde 1950, destacando-se por fazer valer uma das leis mais avançadas na defesa desses direitos: o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Projeto Caravana do Esporte representa um movimento de ação social pelo esporte educacional, pelo direito da criança à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, que reúne professores, atletas, instituições, organizações esportivas da sociedade civil e se traduz em ação de atendimento direto a crianças, adolescentes, professores da rede pública, educadores comunitários e lideranças comunitárias desenvolvidas em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além de Sócrates, fazia parte da caravana em 2005: Ana Moser, Wladimir Rodrigues, Lars Grael, Patrícia Medrado, Claudinei Quirino, Flávio Honorato, Norminha, Dayane Camillo, entre outros, todos voluntários.


Por: Raimundo Mascarenhas

Postar um comentário

0 Comentários