Equipe do Paraíso participa de audiência pública sobre o PRODEJA


Um dos maiores especialistas do Brasil na área de Desenvolvimento Rural Sustentável esteve em Jacobina, em palestra promovida pela secretaria de Agricultura do município.

Engenheiro Agrônomo, mestre em fitotecnia (estudo das plantas) pela USP, com um doutorado em desenvolvimento Sustentável pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha, também doutorado em Desenvolvimento Rural pela USP, professor universitário, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e presidente do Instituto Acácia, com sede em Mato Grosso, o professor Medson Janer veio para ensinar agricultores do município a criar um Plano de Desenvolvimento e de Cadeias Produtivas de Jacobina (PRODEJA).

Raul Dantas assessor distrital do
Paraíso e o Professor Medson Janer.

A palestra foi extremamente concorrida. O auditório do Centro Cultural ficou lotado para ouvir o professor que tem uma bagagem enorme, tendo experiência em outros estados e, mais próximo, na cidade de Rui Barbosa, onde desenvolveu um plano exitoso de abate de frangos.

O professor ensina que os produtores rurais e agricultores é que devem partir e fazer acontecer. “Não adianta esperar pelo prefeito, pela prefeitura. Estes nos ajudarão, mas no momento certo. Quem tem de colocar a coisa pra funcionar somos nós. E eu sei como tornar isto realidade”, afirma o professor Medson

O primeiro passo é diagnosticar qual cultura é ideal para o município. A partir deste diagnóstico, traça-se planos, estabelece-se metas, um plano de negócios e a busca pelos recursos. Ele afirma que dinheiro tem. E muito. “Quando algum governante federal diz que há muito dinheiro, mas faltam bons projetos, é verdade. Esta frase não um simples chavão. Há recursos na ordem de 40 bilhões para o produtor familiar. Se fizer tudo direitinho, consegue-se o dinheiro”, continua o professor.

Paulo Henrique do site Paraíso Urgente
 com o Professor Medson Janer.
A audiência pública foi para mostrar à população os casos em que o professor Medson atuou com resultados, conhecer seu método de trabalho e contratá-lo para dar consultoria ao município. Ele já visitou e fotografou diversas comunidades na área rural e já está empenhado em fazer o diagnóstico da melhor solução para Jacobina. Após implantado no município, a ideia é desenvolver o Plano em municípios da microregião, alargando os benefícios.

Estiveram presentes, o prefeito municipal, vice-prefeito, o presidente da ACIJA, Carlos Nizan, presidente da Câmara de Vereadores, Milton Natureza, o assessor distrital de Paraíso Raul Oliveira Dantas, presidente da CDL, Ivan Cedraz, senhor Rogério, tesoureiro da CDL, presidente da CODEP, Djanira Mendes, secretários municipais, presidentes de sindicatos rurais e diversos produtores rurais.


Com informações ASSCOM PMJ.




Postar um comentário

0 Comentários