Jacobina foi pré-selecionada para curso de Medicina


Seis municípios da Bahia estão entre os 42 pré-selecionados pelo Ministério da Educação para serem implantados novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro, fazem parte da relação divulgada nesta terça-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU). 

Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. Segundo o MEC, São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16 ao todo. Segundo a portaria, os municípios pré-selecionados vão receber visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nas cidades, isso na segunda etapa do processo. Na terceira etapa, será realizada análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

Ainda de acordo com o MEC, os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. A pasta da educação informou que o resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, e dois dias depois ocorre a publicação no "Diário Oficial da União". A determinação vem no bojo da lei do Mais Médicos que também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.

O prefeito Rui Macedo comemora: 

"Esta é mais uma etapa da luta pela reconstrução da saúde pública. Já conseguimos colocar médicos no Antonio Teixeira, projetamos a reforma e ampliação do mesmo e estamos no processo de alocação de recursos para o feito; os postos de saúde tem médicos, dentistas e enfermeiros; novas Unidades Básicas de Saúde serão construídas; abrimos a Policlínica e agora fomos pré-selecionados para o curso de Medicina. Parabéns ao legítimo movimento social de Jacobina, o Jacobina Agoniza, que agora pode até ser rebatizado como Jacobina Agonizava. Estamos trilhando o caminho de reconstrução de Jacobina".



Com informações: ASSCOM PMJ.
Imagem: Ilustrativa.


Postar um comentário

0 Comentários