13/05/2014

Conselho Regional de Serviço Social lança a campanha nacional “Na Copa, comemorar o quê?”


No mês em que se comemora o Dia do Assistente Social (15 de maio) e faltando pouco mais de 40 dias para Copa do Mundo no Brasil, o Conselho Federal (Cfess) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress) lançam a campanha “Na Copa, comemorar o quê?”.

A iniciativa, além de destacar o papel dos profissionais de serviço social na defesa de políticas públicas para a população brasileira, principalmente pelo direito à cidade, é um protesto ao que o país vem acompanhando, pela mídia nacional e internacional, em relação aos megaeventos no Brasil: altos investimentos em estádios e obras emergenciais de pouca resolutividade, além de diversas denúncias de superfaturamento; inúmeras violações de direitos humanos sobre a população mais pobre do país, como despejos e desapropriações truculentas de pessoas em assentamentos informais; e mortes de operários nas obras para a construção de estádios.

Assistentes sociais lidam, cotidianamente, com famílias que não acessam seus direitos fundamentais que perpassam a questão urbana, como transporte e mobilidade, habitação, saúde e educação. Seja na elaboração ou na execução de políticas públicas, estes profissionais acompanham as demandas da população brasileira.

Na Capital da Bahia o cenário é o mesmo, a precarização dos serviços básicos é uma realidade discrepante em relação ao investimento que está sendo dado à realização deste megaevento esportivo. O CRESS-BA faz parte desta campanha e realizará uma conferência que reunirá representações de entidades do Serviço Social, ENESSO e CRESS-BA, dos Movimentos Sociais Passe Livre, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e do Quilombo Urbano Rio dos Macacos, além da participação do Profº João Whitaker (USP), com o tema “Direito à cidade, questão urbana e luta de classes”.

A conferência será realizada como comemoração ao dia do Assistente Social e o CRESS-BA, convida para a participação, a categoria de Assistentes Sociais, estudantes, e demais interessados no tema. O evento acontecerá no dia 15 de Maio no auditório do Hotel Sol Bahia, às 13H. Na ocasião acontecerá a cerimônia de posse da nova gestão do Conselho (2014-2017).

Fonte/Reprodução: Notícia Livre.



0 comentários:

Postar um comentário