Jacobina: Nova Usina de Oxigênio do HMATS será instalada até o final do mês



O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) adquiriu uma nova Usina de Oxigênio para o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), de Jacobina. O equipamento deve ser instalado até o final do mês de maio, o que possibilitará a retomada das cirurgias eletivas na unidade, que haviam sido suspensas após inspeção técnica na antiga Usina de Oxigênio.

Durante a vistoria foi detectado que o equipamento estava trabalhando com concentração de oxigênio insuficiente para garantir a recuperação do paciente no transoperatório (durante a cirurgia) e no pós-cirúrgico, oferecendo sério risco aos pacientes.

O administrador do HMTAS, Luiz Câmera, explica que para solucionar o problema foram tomadas várias providências. “Adquirimos uma nova Usina de Oxigênio e concluímos, no último dia 08 de maio, a construção de uma sala para abriga-la. O novo equipamento deve chegar nesta segunda-feira, dia 18, e, assim que estiver instalado, voltaremos a realizar os procedimentos eletivos no HMATS”, disse. Luiz também explicou que mesmo com problema com a antiga Usina, as cirurgias de emergência continuaram sendo realizadas. “Nas cirurgias de emergências estamos usando os cilindros de oxigênio. Porém, o uso deste equipamento encarece muito o procedimento, o que torna inviável a realização das cirurgias eletivas, e ainda oferece risco de que durante o procedimento cirúrgico o oxigênio acabe, podendo vir a deixar sequela no usuário”, esclareceu.

A nova Usina de Oxigênio deve entra em funcionamento no dia 02 de junho, possibilitando a retomada das cirurgias eletiva. Até lá, só os procedimentos emergências estarão sendo realizados.

Fonte/Reprodução: Notícia Livre
Foto: Divulgação

Postar um comentário

0 Comentários