Trabalhos de eletromecânica do IFBA serão apresentados em congresso internacional



Duas pesquisas realizadas por estudantes do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), câmpus Jacobina, foram selecionadas para apresentação durante o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (Cobem), que acontece no mês de dezembro, na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Um dos trabalhos aborda a possibilidade de aproveitamento de resíduos descartados durante a mineração de ouro. O objetivo é fabricar materiais de construção mais baratos, aproveitando resíduos que trariam problemas para o meio ambiente.

A outra pesquisa descreve o desenvolvimento do Niobato de Sódio e Potássio (KNN) no laboratório do câmpus Jacobina. De acordo com o docente do IFBA Raimison de Assis esse elemento químico, que não é encontrado na natureza e por isso é produzido em laboratório, pode melhorar o desempenho de aparelhos eletrônicos que utilizam telas de “diodo emissor de luz” (Led), a exemplo de televisões e computadores, além de lâmpadas. “Após alguns testes que queremos realizar, o KNN poderá ser usado em escala industrial. Estamos procurando locais onde realizar esses testes”, planeja Raimison. 

As estudantes do IFBA Allana Pereira e Bruna Gomes foram escolhidas pelo grupo para apresentar os trabalhos no Cobem. “Estamos um pouco ansiosas pois é a primeira vez que apresentamos um trabalho em um evento científico", informa Bruna, destacando que está encantada com a atividade de pesquisadora.

Allana lembra que quer aproveitar a participação para conhecer o que há de mais inovador na área. “Quero continuar pesquisando no futuro, fazer um curso superior nessa área”. 

O Cobem, considerado o maior e mais tradicional evento de engenharia mecânica da América Latina, acontece a cada dois anos no Brasil. É a primeira vez que pesquisas de estudantes do câmpus Jacobina, que funciona há quase quatro anos, são inscritas e selecionadas para o Cobem. Algumas fases das duas pesquisas foram executadas em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

ASSCOM/IFBA

Postar um comentário

0 Comentários