Primeira Infância: Prefeitura de Jacobina realiza Semana do Bebê



Na tarde desta segunda-feira (26/11), no auditório do Centro Cultural, a Prefeitura Municipal de Jacobina, através da Secretaria de Saúde, promoveu a abertura da Semana do Bebê, uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Ação Social, com o objetivo de incentivar os pais a cuidarem da saúde dos seus filhos, garantindo a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida.

Segundo a secretária de Saúde, Mariana Rocha Valois, a ação ocorre devido à importância da primeira infância no desenvolvimento da criança. “A primeira infância vai do nascimento até os 6 anos de idade. É nessa fase da vida que a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo no sucesso escolar, no desenvolvimento de fatores de resiliência e autoestima necessários para independência econômica e no preparo para a vida familiar”, explica a secretária.

A secretária lembra que até o sexto ano de vida, o desenvolvimento do cérebro é muito rápido e pode ser afetado por fatores biológicos, psicossociais, herança genética e pela qualidade do ambiente em que se vive e se convive. Esse processo pode, a longo prazo, afetar a capacidade estrutural e funcional, influenciando negativamente o desenvolvimento cognitivo e socioemocional do ser humano.

O prefeito Luciano Pinheiro destaca que  foi pensando sobre a importância dessa etapa da vida, é que a Prefeitura instituiu a “Semana do Bebê”, como uma estratégia de mobilização social, tendo como objetivo tornar o direito a sobrevivência e ao desenvolvimento integral da criança, prioridade na agenda do município, proporcionando as gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde.

Na  semana dedicada às discussões acerca da primeira infância, Jacobina também irá ganhar um “Bebê Prefeito”. Esta é condição simbólica outorgada à primeira criança nascida na cidade durante as comemorações da Semana do Bebê.

Durante esse período, as Unidades Básicas de Saúde da sede e dos distritos  realizarão atividades referentes à  Semana do Bebê, abordando, dentre outros assuntos, a importância do aleitamento materno e os cuidados com o recém-nascido. Participaram das ações as Equipes de Saúde da Família, os Agentes Comunitários de Saúde, os profissionais como nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga) e as gestantes e mães com bebês que utilizam os serviços das UBS.

Ascom PMJ